Estudos
Deus quer te encher
Pr Mário Silveira
2 Reis 4: 1-7 - Estamos no final do ano. Nestes últimos meses a pressão e a tensão aumentam: estudos e avaliações, contas que estão vencendo, metas no trabalho, relacionamentos desgastados, cansaço fí­sico e, como resultado, irritabilidade, ansiedade, desânimo, vontade de desistir de algumas coisas.
A situação desta mulher não era fácil: viúva, tinha filhos era endividada.
Na nossa vida pode faltar várias coisas que nós sobrevivemos, por exemplo, salário, energia elétrica, parentes, amigos, trabalho. Mas quando perdemos a Presença de Deus, perdemos a fonte de tudo.

Na Bí­blia o azeite simboliza a presença de Deus num lugar ou numa pessoa. Para quem nunca andou com Deus isto não faz diferença, mas para quem conheceu a face do Senhor e, atualmente, não sente a poderosa, amorosa, ação do seu Espirito, isto determina o fim.

Que atitudes tomou esta mulher?

1ª) Procure andar com pessoas que andam com Deus. (4:1)
Nunca se isole. Um grande perigo é ficar só.
Outro erro é andar com gente pessimista: não adianta orar, gente crí­tica viu só, teu marido serviu a Deus e agora? Gente perturbada o diabo não brinca, quem mandou mexer com ele?
Procure quem ouve a voz de Deus, quem pode interceder por ti, quem tem uma palavra de fé, quem tem conselhos de sabedoria para te entregar.
Fale claramente sobre a situação. Os credores virão levar meus filhos como escravos.

2ª) Atitude humilde diante do problema (4:2)
Eu não tenho nada, apenas uma botija de azeite! Nós sempre temos mais do que lembramos. Temos saúde, amigos, filhos, casa, aptidão profissional, estudos, oportunidades não vistas.
Deus sempre vai usar o nosso pouco para multiplicar. Deus valoriza tudo o que tens. Moises tinha apenas uma vara, e Deus usou para libertação no Egito; para a multiplicação de pães e peixes usou o lanche de um menino.

Humildade significa reconhecer que precisamos de ajuda. Sem um coração humilde não atraí­mos a unção de Deus sobre nós. Um dos nossos principais inimigos não mora ao lado, mas dentro, chama-se orgulho.
Quando falta óleo aumenta o barulho, peças batem em outras peças. Quando há óleo há harmonia no relacionamento com Deus e com as pessoas.
A vida gera desgaste. A unção também necessita ser renovada. Peça-a (Lc 11:13 Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso pai celestial dará o Espirito Santo aqueles que pedirem). Pedir é uma atitude de humildade!

3ª) Não questione, obedeça a Palavra! (4:3-4)
A pesca maravilhosa só aconteceu porque Pedro e os demais o obedeceram a Palavra de Jesus (Lc 5).
Eliseu deu uma ordem estranha, pedir vasilhas emprestadas. Feliz a pessoa que tem amigos, vizinhos, irmãos. Se o Senhor pedir para ti um jejum de internet, de alimentos, ou lhe marcar um horário estranho para orar, ou leituras bí­blicas, faça há algo para a Glória de Deus.

4a) O azeite parou! (4:6)
Azeite na Bí­blia também simboliza a unção do Espí­rito Santo. A ordem de Deus é enchei-vos (Ef 5:18). Aquela viúva tinha um pouco. As vezes a situação necessita de um porção maior.
Exemplo: As dez virgens também tinham pouco azeite, porém, quando perceberam foi tarde demais. Como está o azeite?

Se depender de Deus o azeite não para. Parou porque acabaram as vasilhas. A unção é para os filhos vencerem! É poder de Deus para destruir as obras do diabo, os pecados ocultos que não foram removidos da tua vida, graça para ajudar pessoas que te desprezaram, prejudicaram na vida.
Eliseu ordenou que ela pedisse muitas vasilhas!
Consertar, reformar dá mais trabalho. Vinho novo tem que estar em odres novos! Atitude vencedora diz que nós precisamos mudar diante de novos desafios. Uma unção nova para enfrentar uma crise. Atitudes antigas darão resultados conhecidos. A dí­vida dela era grande. Necessitava de uma nova postura diante de Deus, dos filhos e do ministério.
O que o Senhor te pedir, faça! A mulher foi para casa, fechou a porta, e começou a despejar óleo nas vasilhas que os filho traziam.
Podemos perder muitas coisas na vida, mas jamais a unção de Deus, sua força amorosa em nós!
ENCONTRE UMA CÉLULA
NOVO TEMPLO

Saiba como está o andamento das obras do novo templo.